17 de dezembro de 2010

Um 2011 cheio de carro para você


Se não chover, o Brasil vai fechar 2010 com uma produção de 3,6 milhões de automóveis. E se 2011 não for atrapalhado, é possível que, ano que vem, o País crave a marca de 4 milhões de unidades. Vamos ficar entre os cinco maiores mercados do mundo moderno, com a indústria festejando as vendas em alta e o setor público sem saber o que fazer para que eles rodem pelas ruas e avenidas.

Pelas contas da ANFAVEA, indústria automotiva brasileira registrou o segundo melhor mês da história em vendas em novembro, licenciando 311.498 automóveis e comerciais leves novos. O número só perdeu para março deste ano, quando foram vendidos 337.346 unidades. Ou seja, temos o recorde de vendas em dois meses de um mesmo ano. No Brasil, as vendas estão crescendo a taxa de 8,7% em 2010 e isso entope ainda mais as cidades. Além disso, a indústria de motocicletas deve encerrar o ano com 1.720.000 unidades produzidas. É mais que 2009 e significa mais veículos nas ruas.

Não há planejamento de cidade que sustente um volume tão grande. As pessoas esquecem que quando um carro novo entra em circulação, a cidade perde, em média, 6 m² de sua área. Isso vai se somando de forma que ela perde espaço para que o veículo circule numa velocidade maior. Também pressiona o transporte público, cujo ônibus (com até 30m²) vai reduzindo a cada dia sua quilometragem média. E aí a cidade onde o contribuinte mora vai parando um pouco a cada dia. Ou melhor: sendo ocupada por um novo carro novo.


Esse é realmente o BRASIL que você deseja?!

Fonte: Jornal do Commercio

2 comentários:

Júlio Melo disse...

Oi Juliana

Realmente são números gigantescos. O crescimento nas vendas é maior crescimento do PIB.

Em rápida busca no google vi que em 2007 5,5 milhões de bicicletas foram produzidas no Brasil. Acho que esse número devia ser cinco vezes maior (cinco bicicletas eliminam um carro rs).

Uma vez eu ouvi no rádio que em SP o número de proprietários de veículos é maior do que número de trabalhadores com carteira assinada. Esse é um dado que também merece destaque. Por isso a cidade não anda, e a tendência é piorar.

Então é isso Juliana, se você não atualizar até semana que vem, já desejo aqui um Feliz Natal pra você e para toda sua família. Um abraço.

Juliana DeCastro disse...

Olá Júlio,

Obrigada por mais esse pertinente comentário e por todas as visitas.

Como final de ano devemos fazer um balanço final, fica a mensagem para realiarmos as nossas escolhas diárias.

Um Feliz Natal e Ano Novo para você e todos aqueles que considera.

Um forte abraço,