21 de junho de 2011

"With My Own Two Wheels" - Conheça essa história





O filme With My Own Two Wheels' ilustra perfeitamente como as bicicletas podem servir de elo impulsionador entre desenvolvimento e emponderamento (empowerment) de comunidades. 

A transformação ocorre na vida de 5 pessoas. Essas mini-histórias estão intimamente relacionadas com alguns projetos pilotos do Banco Mundial (realizados nos meados dos anos 90) fornecendo bicicletas para os assentamentos mais empobrecidos para ampliar o perímetro de acessibilidade  demosntrando os benefícios em termos de economia de tempo e oportunidades de geração de reanda.

Como mostrado no filme, as bicicletas são inovadores modais não-motorizados de transporte, muitas vezes esquecidos, que oferecem flexibilidade e asseguram uma mobilidade mais eficaz.

O filme deixa uma mensagem importante: devemos abraçar o potencial mútiplo e sempre inovador da bicicleta quando combina acessibilidade com benefícios da mobilidade segura dentro de uma lógica de transporte ambientalmente sustentável.

Se você curtiu esse post ou conhece histórias semelhantes, compartilhe conosco. 

2 comentários:

Flausino, L disse...

Boa noite, Juliana.

Desculpe mandar esse comentário fora de espaço apropriado, mas não encontrei espação mais conveniente para entrar em contato contigo.


Vamos às apresentações: meu nome é Lucio Flausino, tenho 25 anos e também sou biólogo. Moro em Recife, pedalo e sou entusiasta da bicicleta como agente de diversas mudanças na cidade e na vida das pessoas. Participo da Bicicletada Recife e sou um dos colaboradores do Blog da Bicicletada Recife: www.bicicletadarecife.wordpress.com

Estou com uma ideia de fazer uma matéria para postar no blog sobre mulheres que pedalam tentando contextualizar esse fato com diversas situacões que presenciamos e/ou desejamos: a formação dos grupos de pedais femininos, baseados em modelos de solidariedade e flexibilidade e como iniciativas como essa, junto com politicas afirmativas que dão mais oportunidades para as mulheres vem revolucionando a nossa realidade.

Bem, acabei me empolgando a adiantando o que te explicaria por e-mail. Mas gostaria de trocar 2 dedinhos de prosa com você, mandando algumas perguntas por email. Você se interessaria? caso sim, mande uma mensagem para lucio.flausino@gmail.com para conversarmos mais, ok?

Grande abraço.
Lucio Flausino Dias Junior


PS: vídeo é maravilhoso. Atualmente estou participando de um mini-curso promovido pelo Instituto Muito Especial aqui em Recife que trata sobre a acessibilidade e estou adorando trocar ideias sobre tais visões e as conjunções existentes.

Juliana DeCastro disse...

Olá Flausino!

É com enorme satisfação que recebo o seu comentário

Mil perdoes pela demora em te responder, cabei totalmente absorvida pelas demandas de trabalho.

Por favor, se ainda houver interesse em conversarmos, escreva para mim no email decastrobio@gmail.com.

Aguardo o seu contato.