12 de fevereiro de 2010

Sacolas Reutilizáveis


Atenção!!!


AGORA é LEI: Lojas e supermercados têm prazo de até três anos para substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis.

PLÁSTICO: Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração.

As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades aoconsumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. Os oceanos ocupam 70% da superfície da Terra, mas até hoje se sabe muito pouco sobre a vida em suas regiões mais inospitas. Segundo estimativas de oceanógrafos, há ainda 2 milhões de espécies desconhecidas nas profundezas dos mares. Por ironia, as notícias mais freqüentes produzidas pelas pesquisas científicas relatam não a descoberta de novos seres ou fronteiras marinhas, mas a alarmanteescalada das agressões impingidas aos oceanos pela ação humana. Um estudo realizado pela entidade ambientalista Greenpeace, mostra que a concentração de material plástico nas águas atingiu níveis inéditos na história.

Boa parte das embalagens plásticas jogadas fora vão parar nos rios, que desaguam no mar. Esselixo se acumula em zonas de calmaria dos oceanos, como a que fica no meio do oceano Pacífico,considerada a maior concentração de detritos do mundo, duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.

Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Essas lixeiras oceânicas nos afetam, e muito. Segundo o recente relatório do Greenpeace sobre a condição dos mares brasileiros, há um aumento do nível de contaminação da água dos mares por poluentes e lixo, que compromete a vida marinha. "No imaginário das pessoas, mar é sinônimo de praia, feriado e diversão. Mas os oceanos são vitais, responsáveis por 50% do oxigênio que respiramos, nos fornecem alimentos e são fundamentais para o equilíbrio da terra", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace Brasil.

O plástico encontrado nos oceanos não é apenas aquele que se vê enfeando as praias, comosacolas e garrafas. Uma das principais ameaças vem de peças quase invisíveis, os chamados pellets, bolinhas com meio centímetro de diâmetro utilizadas como matéria-prima pelas indústrias. Apenas uma delas apresenta concentração de poluentes até 1 milhão de vezes maior que a da água onde se encontra, envenenando os cardumes que a ingerem. Um estudo feito neste ano por pesquisadores da Universidade de São Paulo mostrou que em Santos, no litoral paulista, cada meio metro cúbico de areia da praia contém até 20.000 pellets. Hoje o plástico já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.

O mundo produz atualmente 230 milhões de toneladas de produtos plásticos por ao - contra 5 milhões na década de 50. Cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vêm de terra firme. Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meioambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes. E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes,qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Para aqueles que ainda não se convenceram, aqui estão mais informações para deixar a preguiça de lado e dizer não as sacolinhas de plástico.

1. Você não recicla as sacolinhas ao usá-las na lixeira!

2. A sacolinha plástica demora 400 anos para se decompor

3. São as principais vilãs dos alagamentos urbanos, pois entopem os bueiros. Portanto, quanto menos pessoas usarem sacolinhas de plástico, mais as redes de supermercado vão SE TOCAR que nem todo mundo quer viver consumindo 93 sacolinhas por ano. Não só recicle, substitua produtos plásticos por outros que se decompõe.

Portanto, quanto menos pessoas usarem sacolinhas de plástico, mais as redes de supermercado vão SE TOCAR que nem todo mundo quer viver consumindo 93 sacolinhas por ano.



Texto vinculado ao Jornal Eletrônico Dix Por Minuto - Edição 05
por Juliana DeCastro


Nenhum comentário: