12 de fevereiro de 2010

Um mergulho na História do Homem e seus Resíduos”


O resíduo é um produto inevitável de qualquer ciclo de vida e de consumo. Jogar fora seus resíduos é consequentemente, um gesto cotidiano. Os homens pré-históricos jogavam fora os restos de comida no mesmo lugar em que comiam. Tais resíduos decompunham-se naturalmente na natureza.

Foi durante a Antiguidade greco-romana que surgiram as primeiras formas de depósito de lixo. Na Idade Média, as cidades desenvolveram-se e a população aumenta. Os resíduos acumulam-se nas ruas, em todos os recantos das cidades, poluindo até mesmo os rios. Em Paris, a sujeira e o lixo são tamanhos que, em 1184, Filipe Augusto ordena a pavimentação das principais ruas, aí criando canais e fossas centrais. A partir do sec. XVIII aparecem às primeiras regulamentações para remediar a falta de higiene. Os habitantes da capital têm a obrigação de limpar o espaço em frente à sua própria casa, uma vez por semana, e lhes é proibido deixar que sobre lixo. No entanto, a população não respeita o regulamento e recusa-se a levar os detritos até as instalações prevista para isso. A falta de disciplina e de consciência foi à causa de várias epidemias, particularmente a peste negra, de 1347, que dizimou milhões de pessoas na Europa.

Tudo tão familiar, não é mesmo? Além da nossa incessante capacidade de gerar resíduos é a velocidade com a qual os produzimos que irá determinar como continuamos a escrever essa história. Será ainda preciso esperar quanto tempo para despertarmos? Vivemos todos de forma interdependente e sob o mesmo teto.

Portanto a Reciclagem é, hoje, uma realidade no mundo, portanto colocar os

Três Rs na rotina da sua vida vai ajudar muito, porque combater o desperdício é, antes de tudo, uma mudança de hábito que proporciona melhoria da qualidade de vida, e um exercício de cidadania.

O primeiro R é de REDUZIR – ordem de primeira grandeza, consumir apenas o que é de fato necessário, evitando o consumo exagerado.

O segundo R é de REUTILIZAR – antes de simplesmente jogar fora, pense em outro tipo de uso, para isso basta apenas ser criativo.

O terceiro R é de RECICLAR – nessa última etapa, quanto todos os esforços de Redução e Reutilização não sejam mais plausíveis, cabe separar o que pode ser então reciclado.

O terceiro R é de RECICLAR – nessa última etapa, quanto todos os esforços de Redução e Reutilização não sejam mais plausíveis, cabe separar o que pode ser então reciclado.



Texto vinculado ao Jornal Eletrônico Dix Por Minuto - Edição 03
por Juliana DeCastro

Nenhum comentário: